


Gestão da Qualidade
Gerenciamento da qualidade
(FMEA) Análise de modo e efeito de falha.
A Análise do modo e efeito de falha ou simplesmente FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis) é um estudo sistemático e estruturado das falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional, tendo como objetivo melhoramentos no projeto, produto e desenvolvimento do processo.
Diagrama de Ishikawa.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes. O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.
Análise SWOT
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português) é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. Destina-se a especificar os objetivos de riscos do negócio ou projeto, e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos. Usuários da análise SWOT frequentemente perguntam e respondem questões para gerar informações significativas para cada categoria, de maneira a tornar a ferramenta útil e identificar sua vantagem competitiva.
Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, o que permite a priorização dos problemas, levando a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma categorização fácil através da visualização e identificação dos problemas, classificando quais são mais ou menos importantes, o que possibilita a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade. Seu propósito não é o de identificar causas. Outras ferramentas, tais como gráficos de controle, gráficos de dispersão e experimentos planejados podem ajudar a identificar as causas.
OEE eficiencia global equipamento
A eficácia geral do equipamento ( OEE ) é uma medida de quão bem uma operação de fabricação é utilizada (instalações, tempo e material) em comparação com todo o seu potencial, durante os períodos em que está programada para execução. Ele identifica a porcentagem de tempo de fabricação que é verdadeiramente produtivo. Um OEE de 100% significa que apenas peças boas são produzidas (100% de qualidade ), na velocidade máxima ( desempenho de 100% ) e sem interrupção ( disponibilidade de 100% ).
Medir o OEE é uma prática recomendada de fabricação. Ao medir o OEE e as perdas subjacentes, você obterá informações importantes sobre como melhorar sistematicamente seu processo de fabricação. OEE é a melhor métrica única para identificar perdas, progredir nas marcações e melhorar a produtividade dos equipamentos de fabricação (isto é, eliminar desperdícios)
5w2h
5W2H, 5W - 2H - 1R, 5W2H e 5W1H são acrônimos em inglês que representam as principais perguntas que devem ser feitas e respondidas ao investigar e relatar um fato ou situação, sendo aplicável a várias atividades profissionais, como o jornalismo, a análise de sistemas, o setor de eventos, a administração, as vendas, o marketing etc.
Ciclo PDCA
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Observe a situação atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.